Aula presencial ou online, qual a mais produtiva?

A pandemia não mudou apenas o nosso jeito de lidar com a saúde, tendo que inserir de uma hora para outra na nossa rotina o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Ela mudou também o nosso jeito de aprender, pois com o fechamento de escolas e universidades em todo o Brasil, os estudantes tiveram que se adaptar abruptamente ao ensino online.

Muito se fala sobre o ensino presencial ou online, mas afinal, qual deles é o mais produtivo?

A verdade é que em cada uma dessas modalidades de ensino existem vantagens e desvantagens e antes de decidirmos qual é a mais produtiva devemos conhecer algumas destas vantagens.

Vantagens da aula presencial

A primeira e talvez mais importante vantagem da aula presencial é o  contato direto entre professor e aluno, o que facilita o aprendizado do aluno através do esclarecimento de dúvidas e acompanhamento das atividades e da evolução de cada aluno diariamente.  A presença do professor no ambiente faz com que haja menos distração e mais foco dos alunos nas tarefas a serem executadas.

O contato direto  com os colegas também propicia mais interação e dinamicidade no processo de aprendizado. Visto que muitas vezes são os próprios colegas que incentivam o aluno no processo de aprendizado, tirando dúvidas, lembrando de prazos de testes e tarefas, criando grupos de estudos. Trazendo alegria e leveza ao ambiente escolar, fortalecendo laços sociais.

Estar em uma estrutura física também  possibilita o aprendizado de forma  prática, onde o aluno pode desenvolver, com auxílio do professor, tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula através de experimentos em laboratórios, por exemplo. O que seria inviável no ensino a distância.

Vantagens da aula online

Já na aula online, a primeira e mais importante vantagem a ser apresentada é a possibilidade de  flexibilização do horário e local de estudo, nela o aluno pode estudar a qualquer hora em qualquer lugar. Podendo até mesmo escolher estudar ao ar livre. Assim o estudo se torna mais  dinâmico e personalizado.

Outro fator importante é que o estudante está em um ambiente mais aconchegante e familiar o que pode torná-lo mais produtivo pelo fato dele se sentir mais seguro para se desenvolver sem medo.

O contato direto com a internet também traz mais velocidade e abre novas possibilidades às aulas. O contato com vídeos, seminários, palestras de  qualquer lugar do mundo, traz a atualidade para dentro da sala de aula. Muitas vezes no ensino presencial o aluno precisa se contentar com as informações contidas nos livros didáticos, que em  muitos casos já contam com informações datadas e desatualizadas.

Vimos que em ambas as modalidades há diversas vantagens que tornam o aprendizado mais  produtivo. Sendo assim respondendo a pergunta inicial, o ensino mais produtivo é aquele com o qual o aluno se adapta melhor. Cabe ao aluno escolher o melhor para ele.