Quais países já liberaram a entrada de brasileiros?

Em quase todo o decorrer da pandemia o Brasil é visto como um risco à saúde mundial, pois é tido como um dos países com mais casos e mortes por Covid-19 em todo o mundo.  De fato, o país é o segundo mais afetado pela covid-19 no mundo e foi apontado por um estudo australiano como país com pior gestão da pandemia.

Ao todo desde o início da pandemia são 19,6 milhões de casos e mais de  548 mil mortes. Este cenário assusta e  é o responsável por  levar muitos países a fechar a suas fronteiras para brasileiros, devido ao risco de um descontrole maior da pandemia.

A situação, no entanto,  vem melhorando já que agora com o avanço da vacinação e a queda gradual no número de casos, alguns países voltaram a abrir suas fronteiras, fazendo com que os brasileiros voltassem a ter opções de destinos internacionais.

Caso você esteja planejando uma viagem internacional, antes de começar a fazer as malas,  tenha em mente que você precisa cumprir alguns requisitos para a  entrada em alguns destes países. Estes requisitos vão desde o teste de Covid-19, como a apresentação do comprovante de vacinação e/ou quarentena na chegada e/ou no retorno do país.

Veja quais são os países que liberam a entrada de brasileiros.

Até agora a maior parte dos países abertos aos turistas brasileiros são os nossos países  vizinhos da América do Sul e  os países da América Central.  Sendo que alguns dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros apresentam barreiras leves de entrada são:

  • República Dominicana
  • Costa Rica
  • Belize
  • Colômbia
  • Venezuela

E com barreiras um pouco mais pesadas que exigem que o viajante cumpra os requisitos já citados, são eles:

  • Cuba
  • Panamá
  • Equador
  • Paraguai

Destaque para Cuba que mesmo com os problemas sociais do país conseguiu controlar o avanço da doença em seu território.

Migrando para outros continentes, o Egito e os Emirados Árabes, possuem barreiras leves para turistas brasileiros. Na Islândia e Irlanda os turistas encontram um pouco mais de dificuldade, pois precisam cumprir os requisitos, como o teste de Covid-19, como a apresentação do comprovante de vacinação e/ou quarentena na chegada e/ou no retorno do país.

Infelizmente, alguns dos destinos mais amados e procurados por brasileiros, ainda não estão abertos ao turismo, como é o caso dos Estados Unidos e dos países da União Europeia.

Ao todo,  86 países ainda possuem bloqueios fortes para quem vem do Brasil, onde a entrada de brasileiros só é permitida no caso de pessoas que possuem dupla cidadania ou que  residem no país, ou  ainda caso o viajante atenda a todos os requisitos mais rígidos de segurança.

Se o país que você pretende conhecer ainda não está na lista não desanime, as restrições mudam a todo o momento.