Aula presencial ou online, qual a mais produtiva?
A pandemia não mudou apenas o nosso jeito de lidar com a saúde, tendo que inserir de uma hora para outra na nossa rotina o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Ela mudou também o nosso jeito de aprender, pois com o fechamento de escolas e universidades em todo o Brasil, os estudantes tiveram que se adaptar abruptamente ao ensino online.
Muito se fala sobre o ensino presencial ou online, mas afinal, qual deles é o mais produtivo?
A verdade é que em cada uma dessas modalidades de ensino existem vantagens e desvantagens e antes de decidirmos qual é a mais produtiva devemos conhecer algumas destas vantagens.
Vantagens da aula presencial
A primeira e talvez mais importante vantagem da aula presencial é o contato direto entre professor e aluno, o que facilita o aprendizado do aluno através do esclarecimento de dúvidas e acompanhamento das atividades e da evolução de cada aluno diariamente. A presença do professor no ambiente faz com que haja menos distração e mais foco dos alunos nas tarefas a serem executadas.
O contato direto com os colegas também propicia mais interação e dinamicidade no processo de aprendizado. Visto que muitas vezes são os próprios colegas que incentivam o aluno no processo de aprendizado, tirando dúvidas, lembrando de prazos de testes e tarefas, criando grupos de estudos. Trazendo alegria e leveza ao ambiente escolar, fortalecendo laços sociais.
Estar em uma estrutura física também possibilita o aprendizado de forma prática, onde o aluno pode desenvolver, com auxílio do professor, tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula através de experimentos em laboratórios, por exemplo. O que seria inviável no ensino a distância.
Vantagens da aula online
Já na aula online, a primeira e mais importante vantagem a ser apresentada é a possibilidade de flexibilização do horário e local de estudo, nela o aluno pode estudar a qualquer hora em qualquer lugar. Podendo até mesmo escolher estudar ao ar livre. Assim o estudo se torna mais dinâmico e personalizado.
Outro fator importante é que o estudante está em um ambiente mais aconchegante e familiar o que pode torná-lo mais produtivo pelo fato dele se sentir mais seguro para se desenvolver sem medo.
O contato direto com a internet também traz mais velocidade e abre novas possibilidades às aulas. O contato com vídeos, seminários, palestras de qualquer lugar do mundo, traz a atualidade para dentro da sala de aula. Muitas vezes no ensino presencial o aluno precisa se contentar com as informações contidas nos livros didáticos, que em muitos casos já contam com informações datadas e desatualizadas.
Vimos que em ambas as modalidades há diversas vantagens que tornam o aprendizado mais produtivo. Sendo assim respondendo a pergunta inicial, o ensino mais produtivo é aquele com o qual o aluno se adapta melhor. Cabe ao aluno escolher o melhor para ele.